Guia para distribuir uma música

O ano de 2020 foi totalmente diferente do que o esperado, com mudanças drásticas, não somente no mundo da música, mas em um âmbito geral, o que ocasionou uma necessidade de reinvenção e adaptação no meio artístico para poder continuar atendendo as expectativas dos fãs e claro, manter a audiência.

A internet tornou-se uma verdadeira parceira para os artistas, já que em pouco tempo os shows foram substituídos pelas lives e, as emissoras de rádio também, já que a música levou alegria aos lares dos milhões de brasileiros que estavam em quarentena.

Os artistas não pararam de lançar suas músicas, nem os compositores deram uma pausa na criação de suas obras, ao contrário, em meio a pandemia muitos buscaram até inspiração.

Um belo exemplo é o ícone da música, Wesley Safadão, nos oito meses longe dos palcos, o cantor foi além das lives. Gravou e lançou dois DVDs – sendo um deles durante a apresentação online. Entre as canções já lançadas do projeto, está “Ele é ele, eu sou eu”, em parceria com os Barões da Pisadinha.

Confira esse som agora!

Uouu, certamente você já ouviu Barões da Pisadinha e Wesley Safadão nas rádios!

Mas sabemos que uma dificuldade comum entre músicos e compositores é distribuir suas músicas. Os compositores não sabem como fazer chegar até o artista. Já os artistas têm dificuldades de fazer sua música tocar no rádio. Hoje, vamos focar em como fazer sua música tocar no rádio!

Se hoje você escuta o lançamento do Wesley Safadão, amanhã pode ser o seu lançamento nas rádios de todo o Brasil. Confira no Top Charts Musical da Audiency.

Não existe uma fórmula mágica, mas a experiência de mercado de Fabio Schuck, estrategista musical e co-founder da Audiency, trouxe ao mercado uma plataforma que vai auxiliar você a turbinar sua carreira, mas antes de falar sobre ela, é preciso seguir alguns passos antes. E, para ajudar você nesta caminhada, montamos um guia com 05 passos para você distribuir seus hits.

1 – Defina qual vai ser o seu single de lançamento

O single que antecede um álbum cria ânimo nos fãs e energia no algoritmo para o lançamento deste álbum. Sabe qual a vantagem do single? Ele em si é a divulgação do trabalho do artista, além disso instiga o público a aguardar ansiosamente o lançamento do álbum. Sabe aquele gostinho de quero mais para agradar a audiência? 

2- Invista em um mídia kit

Inclua suas informações de contato, as informações básicas sobre a música de lançamento, dados técnicos da composição ou do álbum, além de TODOS os seus dados de contato. O objetivo é possibilitar que as pessoas conheçam você e seu trabalho e consigam manter contato seja para contratar shows, entrevistas ou simplesmente seguir você nas redes sociais.

3 – Disponibilize seu material em diferentes plataformas

Já falamos da importância de utilizar as ferramentas disponíveis, a internet é um a grande aliada no momento de divulgar seu trabalho. Tenha um site atualizado e utilize suas redes sociais! E claro, também no youtube e vimeo, soundcloud, iTunes, Amazon Music, Bandcamp, Spotify.

4 – Fique próximo das emissoras de rádio

Como falamos, se a música toca no rádio, ela faz sucesso! Envie seu material para as emissoras, rádio comercial, rádio comunitária, web rádio. Comece pela rádio do bairro, da universidade, a web rádio da empresa, enfim, não importa onde você consiga emplacar, o importante é estar impactando pessoas, gerando audiência e fãs dos seus hits.

Ninguém nasce grande, vá crescendo aos poucos e consolidando sua carreira, isso vai ampliar seus horizontes e você estará sempre motivado ao alcançar suas metas.

5 – Foque na distribuição da sua música

Falamos sobre a importância de se aproximar das rádios, mas não é simplesmente ter o endereço e enviar o material, é preciso saber como se aproximar, como a emissora prefere receber o seu mídia kit para acompanhar a sua música. Se você ainda tem dificuldade em chegar até o contato certo na emissora, uma ótima opção é contratar os divulgadores. Eles são uma excelente ponte entre o artista e a emissora.

Mas, se você precisa daquela ajuda toda especial, a Audiency também pode te ajudar. Entre as ferramentas que podem te auxiliar a obter resultados rápidos está um pacote de marketing que contempla uma distribuição muito eficiente em grupos de whatsApp, redes sociais, blogs, e-mail marketing e assessoria de imprensa. São diversas ferramentas que certamente vão te auxiliar na gestão da sua carreira, sendo você cantor, compositor ou os dois. Nós transformamos dados em resultados e trabalhamos muito para você conquistar espaço no mercado e audiência.

Quer saber mais sobre a Audiency, então vamos lá!

A Audiency

A Audiency é uma plataforma que vai turbinar sua carreira e produzir fantásticos resultados. Sabe como? Mudando a forma como você gerência seus plays em rádios, interage com o mercado, distribui e anuncia suas músicas.

Imagine uma plataforma completa, com os dados que você precisa, onde é possível, cadastrar seus plays e obter dados estratégicos, em real time. E não para por aí, um dos diferenciais é que você pode fazer filtros para ver a execução de seus hits em emissoras em uma determinada cidade do Brasil, até alguns países da América Latina e Portugal, ou seja, você vai determinando seu crescimento e acompanhando toda evolução no seu PC ou smartphone.

É claro que não poderíamos deixar os compositores de fora! Temos uma ferramenta exclusiva. Já pensou na possibilidade de fazer parte de um ranking somente com compositores? Uma maneira de te aproximar dos artistas e do mercado! E vem mais ferramentas muito interessantes para os compositores que, em breve, vamos divulgar.

Ficou interessado em saber como essa fantástica ferramenta pode lhe auxiliar? Então cadastre-se na lista VIP de lançamento https://bit.ly/36JX7gZ

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