Rádio Comercial – Você conhece os diferentes tipos de rádio?

Ei, você. Sim você mesmo, você conhece os diferentes tipos de rádio?  Aqui nós vamos falar sobre rádio comercial, mas continue ligado com a gente que, na sequência, vamos falar sobre os outros tipos também. Então, vamos lá!

Nós somos loucos por música e por rádio. Falar de rádio é muito bom, é falar de um amigo de longa data. Quando falamos em rádio logo associamos a aquele aparelho, em que sintonizamos nossa emissora favorita. Sem sombra de dúvidas, o rádio é um importante meio de comunicação atemporal.

Mas o que nem todo mundo sabe é que além da rádio comercial, há também a web rádio, a rádio comunitária e também as rádios educativas.  Ambos são serviços de grande alcance e formadores de opinião, cada um com suas características, suas legislações, regulamentos e normas técnicas. 

O que é rádio comercial

Você de fato sabe o que é uma rádio comercial? Para quem já é do ramo musical certamente sabe, mas se você está iniciando agora, estamos aqui para sanar suas dúvidas! Afinal, conhecimento nunca é demais.

As rádios comerciais são aquelas em que os permissionários (que alcançou ou conseguiu permissão e/ou licença) para a exploração comercial nos limites da lei. A estação é operada em frequência AM e FM.

O nome “rádio comercial” se dá devido a finalidade de veicular publicidade, por meio de programas informativos, jornalísticos, educativos, culturais, e demais programações variadas.

A maioria das permissões (ou outorgas) de rádios comerciais é usada pela iniciativa privada, mas é importante salientar que também existem rádios comerciais que são fundações de direito público e privado ou até órgãos públicos.

Publicidade no rádio

Anunciar nas rádios dá retorno! Quando você está no seu carro, muitas vezes parado no trânsito ou se deslocando, qual o meio de comunicação com que você mais tem contato? É o rádio.

O Ibope Media, por meio do Target Group Index, realizou um levantamento sobre o meio Rádio em todo o Brasil. De acordo com a pesquisa, 90% da população brasileira é alcançada pelo veículo, sendo que 70% do universo pesquisado utiliza o meio de comunicação como forma de entretenimento.

Além de que, uma outra questão que faz do rádio um meio de comunicação poderoso é o fato de ele ser multitarefa, ou seja, não é preciso estar sentado em frente ao aparelho acompanhando as notícias e anúncios. Você escuta as informações, curte as músicas e essa atividade acontece, na maioria das vezes, enquanto a pessoa executa outra tarefa – ou seja, o rádio está ligado o tempo todo! Isso que é fazer a diferença.

A importância do rádio

O rádio é instantâneo, é por este motivo está presente na vida das pessoas diariamente. Assim como a internet, a divulgação dos acontecimentos acontece de forma rápida, com um detalhe muito importante, no rádio, não há fake news. Sua credibilidade é a maior do mercado.

O rádio está em constante atualização, ele se adapta as necessidades do mercado, não somente para seus clientes que são anunciantes, mas também para os seus ouvintes, que proporcionam a audiência e garantem a sobrevivência da rádio. Afinal, quem tem audiência tem tudo.

Com o avanço tecnológico e a implementação da internet, muitos emissoras tornaram-se rádios multiplataforma. Mas vale ressaltar que a rádio comercial não depende da internet para sobreviver. Vamos pensar da seguinte forma, onde tem internet, tem rádio.  Mas onde tem rádio, nem sempre tem internet. O rádio faz a diferença.

O rádio faz a diferença na vida de artistas, compositores, empresas e da comunidade como um todo.

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