Rádio Educativa – Você conhece os diferentes tipos de rádio?

Rádio Comercial, Comunitária, Web rádio ou… Educativa!
Para quem acompanha nossos conteúdos, identificar o tipo de emissora e o que ela pode ou não fazer já está praticamente dominado. Hoje, vamos falar das rádios educativas.

Destinadas à transmissão de programas educativo-culturais, além de abranger as atividades de divulgação educacional, cultural, pedagógica e de orientação profissional. A Rádio Educativa tem um papel de grande importância na vida da população, novamente evidenciando que o rádio faz a diferença.

O início da Rádio Educativa

Podemos citar uma importante rádio educativa, no ano de 1923, Edgard Roquette-Pinto fundou a “Rádio Sociedade do Rio de Janeiro”, primeira emissora do país. Educação, cultura, ciência e música erudita eram os conteúdos da emissora.

A audiência era limitada às poucas pessoas que tinham recursos para adquirir aparelhos receptores importados e a programação envolvia palestras científicas e literárias.

Hoje essa rádio é conhecida como Rádio MEC, e continua em plena atividade, inclusive fizemos uma matéria muito interessante em comemoração aos seus 97 anos de existência, se você ainda não conferiu, essa é uma boa oportunidade de saber mais a respeito da Rádio MEC.
Aliás, para quem gosta de reviver o passado e as radionovelas, a emissora oferece uma programação bem especial.

Edgard Roquette-Pinto no comando da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro

Publicidade em emissoras de Rádio Educativa

Diferente da rádio comercial, a rádio educativa não faz divulgação publicitária.

O parágrafo único do art. 13 do Decreto-lei nº. 236, de 28 de fevereiro de 1967, diz que as televisões e rádios educativas não têm caráter comercial, sendo vedada a transmissão de qualquer propaganda, direta ou indiretamente.

Uma melhor análise desse artigo, contudo, deve levar em conta o art. 19 da lei 9.637, de 15, de maio de 1998, que traz o seguinte enunciado: as entidades que absorverem atividades de rádio e televisão educativa poderão receber recursos e veicular publicidade institucional de entidades de direito público ou privado, a título de apoio cultural, admitindo-se o patrocínio de programas, eventos e projetos, vedada a veiculação remunerada de anúncios e outras práticas que configurem comercialização de intervalos.

Assim, as entidades de radiodifusão educativa qualificadas como organização social, de acordo com a Lei 9.637, podem veicular publicidade, desde que essa se enquadre no conceito de apoio cultural.
Uma rádio educativa, deve, acima de tudo, contribuir para a construção da almejada cidadania do público a que se propõe servir.
Pronto, agora você já conhece mais um tipo de rádio que existe em nosso país.

Como saber se minha música está tocando no rádio?

Como você pode ver, a programação deste tipo de emissora envolve também uma boa música. Mas já parou para pensar em como um artista consegue saber se sua canção está tocando no rádio? Melhor que isso, como ele sabe se esta é uma emissora AM, FM, Web,… Se é um programa em rede, onde veicula em diversas cidades e estados?

A Audiency Brasil chegou justamente para ajudar pequenos, médios e grandes artistas a obterem dados que realmente gerem resultados para sua carreira.

Quer saber mais sobre essa poderosa ferramenta? Então cadastre-se agora mesmo para o lançamento VIP. Aproveite e envie sua música para ser incluída no banco de dados de análise de plays em rádios!
Gostou? Então siga nossas redes sociais e compartilhe com os amigos.
O rádio faz a diferença na vida das pessoas, dos artistas e compositores.

Assine nossa News e receba informações sobre soluções para conquistar sua audiência.

Inscreva-se na lista VIP de lançamento – https://bit.ly/36JX7gZ


Apoie também a campanha #oradiofazadiferenca. Siga nossas redes sociais ou faça contato pelo: Whatsapp

Facebook | Instagram | Youtube | Linkedin