Sua emissora está antenada nas novidades e tendências apresentadas no mercado?
As possibilidades que o meio digital oferece hoje aos ouvintes, como sistemas de streaming e aplicativos, os tornou mais exigentes. Como sua emissora está lidando com essas tendências? Oferece algum diferencial para o seu ouvinte? Esse é o momento de pensar e repensar estratégias. Momento para inovar e se destacar.
É incontestável que o rádio é o meio de comunicação mais ouvido pela população Brasileira, de acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela Kantar IBOPE Media, 83% dos brasileiros (3 a cada 5 ouvintes) escutam rádio todos os dias, sendo que o consumo é de 4h33 horas por dia. Uauuu isso que é fazer a diferença!
Mesmo com dados positivos é de suma importância não se deixar cair na zona de conforto, afinal, estamos na era da tecnologia e da inovação. Enxergue esse cenário como uma estratégia para atrair ainda mais a atenção do seu ouvinte e elevar a sua audiência. O desafio agora é como utilizar essas ferramentas em seu favor.
Cada emissora tem a sua marca, a sua audiência e a forma de levar ao ouvinte informação local, música, notícias, além de entretenimento. Resumindo, aquele relacionamento bom de se ter. Mas, e se você pudesse aumentar e estreitar ainda mais o relacionamento com o ouvinte? Vamos lá!
A Rádio na era digital
As emissoras de rádio podem explorar as possibilidades de veicular o seu conteúdo, não se limitando às ondas do rádio e aumentando a sua audiência. Então, se liga nas dicas!
- Tenha um site atualizado, disponibilize a opção de ouvir a sua emissora online.
- Marque sua presença nas redes sociais! Facebook, instagram, youtube, linkedin e outras redes. Através delas é possível fazer lives e transmitir sua programação ao vivo. E lembre-se: é preciso manter as redes atualizadas e responder os comentários também!
- Ofereça ao seu ouvinte a possibilidade de interagir com a programação da sua rádio pelo celular! Independente da cidade, estado e até país. Lembre-se, é importante a proximidade do ouvinte com a emissora, utilize o WhatsApp como canal de contato direto. Através dele o ouvinte pode enviar pedidos de música, mandar aquele abraço para a família e amigos, além de dar aquele alô para o amigo locutor. Por falar nisso, viu quantos locutores do Brasil já mandaram sua mensagem para a campanha #oradiofazadiferenca ? Confira!
- Que tal pensar no formato podcast? Se sua programação contempla algum programa de entrevistas, de humor ou até mesmo uma sessão inspiração, chegou a hora de pensar em marcar presença também neste formato “áudio por demanda”. Pense nisso!
Rádio Multiplataforma
Ser uma rádio multiplataforma é conseguir entregar o seu conteúdo em múltiplos formatos e plataformas. Aqui, a sua audiência consegue acessar a informação da maneira que é mais cômoda para ela, no momento em que quiser e no formato que preferir. Então… explore os formatos e a presença nas diferentes telas e canais. As novas tecnologias e ferramentas que são disponibilizadas proporcionam uma experiência muito mais ampla para o público.
Entenda que as novas tecnologias e formas de comunicação vieram para ficar. Se as ondas do rádio proporcionam o alcance em locais onde outros formatos não estão acessíveis, sendo o grande diferencial do rádio, estar adaptado a esta nova realidade multiplataforma mostra que você continua “moderninho” mesmo sendo aquele “vovozão”.
Lembre-se, o rádio faz a diferença!
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