Quando falamos em gestão da carreira musical de um artista ou de uma banda, logo se imagina o quanto a tarefa pode ser árdua. Deve haver profissionalismo, ter uma certa flexibilidade, mas sem abrir mão do foco nos resultados. Ter entendimento, clareza e uma ampla visão do mercado para compreender sua aceitação e crescimento é fundamental.
O mercado do entretenimento é uma área com elevada competitividade, tendo em vista que diariamente surgem novos talentos, sem dúvida é importante ressaltar que chagar ao topo ou estar entre as mais tocadas do momento exige um grau de empenho e disciplina, não somente do artista, mas sim de toda a equipe.
É de extrema importância definir os objetivos, planejar tarefas e metas, é necessário saber identificar quais as ferramentas certas para potencializar a gestão da carreira musical na busca pela audiência.
Confira abaixo as dicas de ferramentas que vão te ajudar muito nesta jornada. Sabe o que é melhor? Algumas são gratuitas e outras possuem um custo bem pequeno!
1. Gestão de redes sociais – tenha visibilidade e velocidade
A comunicação é primordial para alcançar o sucesso profissional. É de grande importância para a divulgação de informações do artista ou banda. O marketing pode e deve ser feito através das redes sociais, tais como, facebook, instagram, linkedin, twiter, youtube. Sendo que estas são redes essenciais, pois tornam possível a comunicação e interação direta com o público, além de dar velocidade à disseminação do conteúdo musical. E como gerenciar tanta rede com tão pouco tempo? Existem várias, mas gostamos muito da Mlabs. Nela, você cadastra todos os perfis, tem a possibilidade de fazer os seus posts nos diferentes formatos em soluções já acopladas, deixar hashtags e assinaturas previamente configuradas, inclusive posts de stories do instagram e vídeos do youtube! Valores a partir de R$ 4,13 UAUAUAUAU Assim fica muito mais fácil.
2. Gestão de público online – tenha informação
Muito se questiona se realmente é relevante para o negócio ter um site institucional, e a resposta é a seguinte: SIM! Ter um site é essencial para que seja possível ter mais visibilidade na internet e aumentar o alcance da informação. Imagine que o seu site é a vitrine do seu negócio e nele você consegue reunir todas as informações para os seus fãs, mas também para a imprensa, contratantes de shows,… É importante levar em consideração que por mais que você tenha presença nas diversas redes, apenas o seu site pode congregar todas elas. Aqui vai uma outra dica, sempre deixe os dados de contato visíveis e atualizados.
Mas ter um site tem outra grande importância na sua carreira. Você consegue conhecer melhor o seu público, instalar o pixel para realizar um remarketing de eficiência nas redes sociais, gerando mais vendas e aumentando sua audiência, já que consegue ser mais eficiente ao direcionar recursos de divulgação em cidades/estados em que possui maior número de acessos, ações personalizadas ao saber quais redes sociais convertem mais, entre tantos outros. Sabe o que é melhor? Todas essas ferramentas de análise e gestão são gratuitas. Google Analytics, Pixel do Facebook e Navegg.
Se você já tem um site, vale dar aquela olhada para ver se está tudo configurado, mas se ainda não tem e que começar essa jornada no digital, vale dar uma espiada no plano que a RD Station preparou nesta pandemia. Lá você consegue começar a captar leads, disponibilizar material para download e ter uma presença digital mais efetiva com valores a partir de R$ 19.
3. Gestão e Distribuição para emissoras de Rádio – tenha credibilidade e visão de mercado
As plataformas que fazem a analise de performance do conteúdo musical vem ganhando um espaço de crescente importância na vida dos artistas, compositores, empresários, gravadoras e até mesmo dos contratantes. Com contato direto com as emissoras, essas plataformas tornam-se uma forma rápida e fácil de distribuir os seus hits. Através delas também é possível acompanhar onde sua música está tocando.
O que chama a atenção é a proposta com que chega ao mercado a Audiency. Com análise de plays em rádio em real time, disponibiliza dados estratégicos para a tomada de decisões mais eficazes. Sua precisão e abrangência de informações entregues, além do grande relacionamento com o meio rádio, tornam a plataforma muito atrativa tanto para quem está iniciando a carreira, quanto para os que já está no top do ranking e precisam de uma análise de dados customizada. E qual o valor? Gratuita na funcionalidade mais básica de identificar dados da sua música em relação ao rádio. Além do plano Free, ainda é possível fazer uma degustação de 7 dias no plano Plus, que é o mais completo da plataforma. A solução será lançada, em breve, para todo mercado e você será o primeiro a receber se estiver inscrito na lista de lançamento VIP Audiency.
Ter um planejamento, definir e trabalhar estratégias, comprometimento do artista, banda e utilizar as ferramentas sugeridas são ingredientes para a receita do sucesso. É importante ter foco no resultado para alcançar o resultado desejado.
Você que está buscando o sucesso na carreira musical, aguarde, em breve vamos trazer mais novidades para te auxiliar e alavancar sua carreira.
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