Podcast: Um ótimo meio para aumentar a audiência

Sua emissora está antenada nas novidades e tendências? As possibilidades que o meio digital oferece hoje aos ouvintes, como sistemas de streaming e aplicativos, os tornou mais exigentes. Como sua emissora está lidando com essas tendências? Quais as ferramentas utilizam para aumentar a audiência? Esse é o momento de pensar e repensar estratégias, planejar os próximos passos e inovar para vencer em 2021.

É fato incontestável que o rádio é o meio de comunicação mais ouvido pela população Brasileira! Pesquisa divulgada pelo Kantar Ibope Media 2020 revela que o consumo de Rádio no Brasil chega a 78% da população nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas.

Foi constatado que 3 a cada 5 ouvintes escutam rádio todos os dias, cada ouvinte passa cerca de 4h41 ouvindo rádio por dia.

Mesmo com dados positivos é de grande importância não se deixar cair na zona de conforto, afinal, estamos na era da tecnologia e da inovação.

Uma ótima dica para aumentar a sua audiência é a utilização de Podcast! Esse formato permite aumentar o alcance e ainda proporcionar ao ouvinte os conteúdos a serem acessados sob demanda. Algumas rádios já estão na linha de frente produzindo podcasts como forma de conquistar uma nova audiência.

Podcast como aliado do rádio

A medida que o rádio aumenta sua audiência, também aumenta a necessidade de produção de novos formatos e modelos de consumo: podcasts, sites, redes sociais e aplicativos.

O Podcast é um dos formatos de conteúdo mais queridinhos dos últimos tempos. Mas você sabe como fazer o seu podcast? Conteúdos em áudio e podcasts chegaram com tudo em 2019, 2020, e com a promessa de se consolidar ainda mais nos próximos anos.

O Podcast é um formato de conteúdo em áudio, de modo geral, são como programas de rádio disponibilizado através de um arquivo ou streaming. Sabe quais as vantagens? Costuma abordar um assunto específico para construir uma audiência fiel, sendo acessado quando o usuário desejar, além de ser acessível em diversos dispositivos e plataformas, o que ajudou na sua popularização.

Existem várias possibilidades de utilizar a ferramenta no rádio, digamos que você realizou uma entrevista com um convidado, passe parte dela na programação e disponibilize-a na íntegra em formato de podcast. O mesmo pode ser feito caso a sua rádio seja educativa e tenha produzido um debate estilo mesa redonda, por exemplo.

A vida está muito rápida, a cada dia as pessoas tem menos tempo disponível, e é nesse momento que o rádio entra como aliado! Você não precisa estar parado para curtir uma boa música e conteúdo de qualidade.

O podcast vem para agregar ainda mais! Assim sua audiência pode curtir no seu tempo, a programação da emissora, aumentando a visibilidade diária do conteúdo produzido. Isso acontece pela facilidade que é apenas dar um play e ouvir o conteúdo – seja no carro, no ônibus, na academia ou em qualquer outro lugar.

Como criar um podcast?


O ideal é o programa ter um planejamento e um tema bem definido, com roteiros para os episódios, um software para gravação e edição e uma boa distribuição nos agregadores de podcast e plataformas de streaming.

Para as emissoras este passo é um ponto de vantagem, já que existe a estrutura e equipamentos prontos, além de profissionais qualificados para a edição.

Como citamos anteriormente as pessoas interessadas acompanham direto do smartphone ou no computador o lançamento de cada novo episódio de podcast automaticamente. Hoje além de agregadores de podcasts, como o Google Podcasts, as principais plataformas de streaming do mercado, como Spotify e Deezer, também possuem podcasts.

Internet e Emissoras de rádio – Uma parceria de sucesso

Sabendo da importância deste meio de comunicação no rádio e nas campanhas publicitárias e por acompanhar de perto esta evolução, a Audiency chegou para fazer a diferença dos artistas, compositores e emissoras de rádio.

Imagine uma análise de dados de 7.448 emissoras de Rádio do Brasil, alguns países da América Latina e Portugal. É REAL! Uma tecnologia de ponta que proporciona a precisão nas informações, maior cobertura, credibilidade internacional, Charts com compositores, filtros de cidades (permitindo que artistas menores consigam acompanhar seu desempenho) e, um mapa mundial para que os grandes nomes da música possam fazer uma análise internacional da sua carreira.

Com análise de plays em rádio em real time, disponibiliza dados estratégicos para a tomada de decisões mais eficazes.

Confira um dos relatórios do sistema disponibilizados aos artistas. Aqui ele tem acesso ao nome de cada emissora, a data, o horário e o nome da música identificados pelo sistema. Imagine agora que esta solução está disponível para artistas e compositores de toda América Latina e Portugal. Sua emissora estará literalmente “nos olhos” de artistas de todos os portes e gêneros.

Ter visibilidade, pode proporcionar a sua emissora um destaque gigante, parcerias promissoras e bem mais atrativos para sua programação.

Ao ser uma emissora cadastrada, você também tem acesso a um painel com informações destacadas sobre a execução de plays por gênero e tipo de emissora.

Nesta tela, é possível realizar filtros por gênero, data e tipo de emissora – AM, FM, Comunitária e Web. Além disso tem um exclusivo filtro por emissora.

O que isso significa? Que o artista pode ver exatamente qual a programação musical executada em uma determinada emissora. Se unir estes dados a outras informações relevantes, como a audiência divulgada pelo IBOPE, já pensou em quanto isso pode aumentar o retorno para músicos e emissoras?
Em um mundo altamente tecnológico, onde dados precisos e em tempo real são diferenciais competitivos, estar presente em ferramentas inovadoras como a Audiency é um grande diferencial para emissora de rádio.

Ficou interessado em saber como a ferramenta pode te auxiliar? Então acesse agora mesmo www.audiency.io

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