Novo regulamento para o setor de radiodifusão

Você está acompanhando o novo regulamento para o setor de radiodifusão? Sabe quais mudanças vão acontecer nas rádios? Vamos lá!

Este foi um ano repleto de mudanças, e aqui vai mais uma! Em 11 de fevereiro de 2020, foi aprovada a resolução nº 721, um novo regulamento sobre a canalização e uso de Radiofrequências aprovado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A resolução visa a viabilização da migração AM para FM e a disponibilização da faixa estendida, que agora será operada de 76.1 FM a 87.5 FM.

A regulamentação passou a valer a partir do dia 03 de novembro de 2020 e deve ampliar o FM, que hoje tem canais entre 87.7 MHz (Megahertz) e 107.9 MHz.

Aqui vai um dado importante, de acordo com relatório do Ministério das Comunicações, atualmente, 390 solicitações deste tipo estão na fila.

De acordo com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), das 1.781 outorgas de rádio AM, cerca de 1.720 emissoras pediram a mudança para o FM.

Como irá funcionar a faixa estendida?

A ideia é que o dial FM seja estendido e passe a permitir novas estações de rádio entre as faixas 76.1 MHz e 87.5 MHz como citado anteriormente. Sendo que, está ampliação é de grande importância para que seja possível atender as emissoras que estão vindo do AM.

Sabe por qual motivo está ocorrendo essa migração do AM para o FM? Ocorre principalmente pela falta de audiência! Os ouvintes estão deixando de ouvir a rádio AM, motivados pela falta de qualidade no áudio, presença de interferências e ruídos, especialmente em áreas urbanas.

Vantagens do dial FM e o meio digital

Pode-se observar que a qualidade de transmissão e áudio é muito melhor em comparação com o dial AM, e ainda podemos citar a presença digital! SIM, é possível ouvir rádio FM em qualquer smartphones, ou seja, maior alcance de ouvintes, mais audiência!

Independente da forma de acessado, o rádio faz a diferença na vida do ouvinte.

As possibilidades que o meio digital oferece hoje aos ouvintes, como sistemas de streaming e aplicativos, os tornou mais exigentes, afinal, estamos na era da tecnologia e da inovação. Agora é o momento de enxergar esse cenário que se apresenta como uma estratégia para atrair ainda mais a atenção do seu ouvinte e elevar a sua audiência. O desafio agora é saber como utilizar essas ferramentas em seu favor.

As emissoras de rádio podem explorar as possibilidades de veicular o seu conteúdo, não se limitando às ondas do rádio e aumentando a sua audiência. Inclusive, produzimos um conteúdo especial, falando sobre as rádios multiplataformas e dicas para dar um UP nas emissoras. Se você ainda não conferiu, essa é uma ótima oportunidade.

A Audiency e as emissoras de rádio

Como citamos anteriormente este é o momento para as emissoras de rádio procurarem utilizar ferramentas para turbinar sua audiência. A Audiency pode ajudar de várias formas! Sabe como? Acompanhando o Mapa Mundial de plays em rádios.

Nesta solução, você consegue ver quais as músicas estão “bombando” ao redor do mundo. Já pelo Charts Musical e de Compositores da nova ferramenta da Audiency, é possível ficar conectado com dados valiosos de plays em rádios do Brasil e diversos países da América Latina e Portugal.

E que tal ver para crer? Confira um dos relatórios do sistema disponibilizados aos artistas. Aqui ele tem acesso ao nome de cada emissora, a data, o horário e o nome da música identificados pelo sistema. Imagine agora que esta solução está disponível para artistas e compositores de todo país. Sua emissora estará literalmente “nos olhos” de artistas de todos os portes e gêneros.

Ficou interessado em saber como esta fantástica ferramenta pode auxiliar você a aumentar ainda mais sua audiência? Então cadastre-se na lista VIP de lançamento.

Quer conhecer mais sobre a ferramenta? Acesse www.audiency.io

Siga também nossas redes sociais Facebook | Instagram | Youtube | Linkedin