Ter um Mídia Kit de qualidade é essencial para uma emissora de rádio! Ele serve para o momento de apresentação comercial, para captar clientes interessados em anunciar no espaço publicitário e fechar contratos relevantes, incluindo demonstrar todo seu potencial, ou seja, exaltar os motivos que vão atrair o anunciante e fazê-lo se interessar pela sua programação.
Vale ressaltar que, os anunciantes desempenham um papel de grande importância nas emissoras, pode-se dizer que são um dos principais alicerces desse meio de comunicação. Através deles é possível vislumbrar o crescimento, desenvolvimento e ganho de espaço no mercado, já que para poder contratar e investir em diferenciais na programação é necessário recursos!
É de grande importância saber como captar mais anunciantes para sua emissora, e saber montar um Mídia Kit é primordial.
Como fazer um Mídia Kit interessante?
Agora que sabemos o quão importante é um Mídia Kit para as emissoras de rádio, vamos te dar dicas do que utilizar para que seu material seja mais atraente aos olhos do seu cliente! Afinal, é a partir dele, que você conseguirá se destacar e certamente será um diferencial para tornar a sua emissora bem-sucedida!
Há informações essenciais que não poderão ser ignoradas na sua apresentação, confira as 10 dicas que temos para você!
1 – Trajetória da empresa
Conte a história da sua emissora, informe a data de fundação, e quem está à frente do empreendimento — isso humaniza e aproxima-a das pessoas.
2 – Estrutura da rádio
A estrutura de uma emissora de rádio pode variar! Pode ser simples ou muito bem estruturada! É importante incluir no Mídia Kit fotos da estrutura, do estúdio e da Viatura de Promoção.
3 – Locutor
O Locutor da emissora é o responsável por transmitir informações, fazer comentários, entrevistas, interagir com o público e apresentar propagandas para ouvintes. Se há algum locutor com nome relevante na região não deixe de incluir no seu material.
4 – Perfil da audiência
Mensurar a audiência e desempenho de uma emissora de rádio é essencial, e um diferencial! Traçar um perfil do seu público é uma estratégia eficiente, pois, a partir disso, você conseguirá transmitir aos interessados o alcance da sua audiência.
5 – Abrangência da Emissora
Qual é a área de abrangência da sua rádio? Ela alcança ouvintes de outras cidades? Qual a quantidade municípios e regiões de alcance. Essa é uma informação essencial para garantir um Mídia Kit completo! Afinal, se o interesse do cliente é atingir consumidores de outros lugares e a sua rádio só alcança ouvintes locais, o resultado não será nem um pouco próximo do esperado. Ter dados é fundamental!
6 – Estatísticas e números da audiência
Sem sombra de dúvidas ter dados é essencial. Sendo assim, faça com que eles sejam transparentes e cheguem até seus anunciantes por meio da disponibilização no Mídia Kit.
7 – Programação da Radio
Construir uma programação de sucesso não é uma tarefa fácil! É preciso estudar o público-alvo, o perfil da rádio e especialmente a proposta geral do veículo, pois a programação é a identidade da emissora. Vale ressaltar que há ferramentas no mercado que podem te auxiliar a identificar o que é sucesso e assim turbinar a sua programação, já que essa informação deve constar no seu Mídia Kit, bem como quais os programas são de maior audiência ou destaque.
8 – Tenha um Diferencial
Já parou para pensar em qual é o seu diferencial perante à concorrência? As empresas com diferenciais claros tendem a crescer mais do que outras. O diferencial competitivo é a chave mestra que faz os clientes terem preferência pela sua emissora! Seja por ações promocionais ou promoção com o artista! Esse é o momento de ser criativo.
9 – Tabela Comercial
Essa tabela define não apenas os valores, mas também os modos de comercialização aceitos pelo veículo.
10 – Redes sociais
Estamos vivendo na era digital, o acesso à internet está mais acessível do que nunca! O marketing digital é essencial para atrair mais seguidores e, por consequência, a possibilidade de mais anunciantes.
Uma emissora mais conhecida, que tem maior audiência, é mais visada e tem mais chances de ser a escolhida. O trabalho de marketing digital pode ser uma maneira do anunciante avaliar se vale a pena investir na sua rádio. Invista em um site e na atualização frequente das redes sociais.
Diz aí, agora ficou muito mais fácil de desenvolver um Mídia Kit de qualidade não é mesmo!?
Tenha sucesso garantido nas suas negociações
Quando é fechada uma parceria com um anunciante ambos têm benefícios, é uma via de mão dupla! Então é imprescindível investir em um material comercial.
Afinal, para que os seus investimentos cresçam a cada dia, vale ressaltar que além de elaborar um Mídia kit, o mesmo deve ser alimentado frequentemente com novas informações.
Então, se sua emissora ainda não tem um Mídia Kit, agora é o momento de implantá-lo. E se você já tem o seu material pronto, parou para analisar se o documento contém todas essas dicas citadas acima? Caso ainda tenha algumas falhas, corra e agilize, pois esse pode ser o motivo para as poucas vendas dos espaços da sua emissora.
E para fechar com chave de ouro temos mais uma dica, mostre a sua performance!
Uma ótima maneira de atrair mais anunciantes é mostrando informações! Então cadastre sua emissora na Audiency, uma plataforma de streaming de dados de emissoras de rádio do Brasil, Portugal e alguns países da América Latina.
A Audiency é uma verdadeira vitrine para sua emissora no meio musical. A empresa identifica execuções musicais, em real time, em mais de 7.448 mil emissoras de Rádio, ou seja, o artista, compositor, empresário musical, gravadora, divulgadores e tantos outros profissionais do meio, tem na tela do seu computador ou smartphone relatórios personalizados com o nome de cada emissora, a data, o horário e nome da música identificados pelo sistema.
Quer conhecer mais sobre a ferramenta? Acesse www.audiency.io
Este material foi elaborado com o apoio de Ronaldo Resende, Apresentador, Empresário, Especialista em Estratégia para Rádio, Consultor Grupo Ric Record e Plateia Entretenimento. Com Experiência de 25 Anos no Meio Rádio.
Se você também tem algum assunto que gostaria de sugerir ou colaborar, envie através das nossas redes sociais ou pelo e-mail comunicacao@audiency.io