Para uma emissora de rádio manter a audiência, é essencial! Levar músicas, entretenimento e informação de qualidade para o ouvinte. Mas, nem tudo são flores e, manter uma emissora de rádio atuando não deixa de ser é um grande desafio. A busca por anunciantes para rádio faz parte da realidade de inúmeros profissionais e, algumas estratégias podem auxiliar e facilitar esse processo, já que o rádio é uma peça chave para manter um negócio na mídia e na “boca do povo”.
Um dos pontos positivos e de grande diferencial do meio é o fato que as pessoas podem escutar a programação e ouvir as propagandas enquanto estão fazendo outras atividades, como trabalhando ou dirigindo, então o alcance se torna muito maior, diferente de outros meios que precisam de atenção total para gerar um impacto.
Anunciantes + programação = emissora de sucesso
Os anunciantes desempenham um papel de grande importância nas emissoras, pode-se dizer que são um dos principais alicerces. Através deles é possível vislumbrar o crescimento, desenvolvimento e ganho de espaço no mercado, já que para poder contratar e investir em diferenciais na programação é necessário recursos!
Quando é fechada uma parceria com um anunciante ambos têm benefícios, é uma via de mão dupla! Mesmo com a economia abalada no ano de 2020 devido a pandemia, muitas emissoras conseguiram manter os anunciantes e captar novos.
Como? Mostrando dados que comprovam a força e o impacto da emissora na área em que atua. Atualmente, muitas emissoras têm demonstrado seu alcance além-fronteiras através do digital, no entanto, o contato local ainda é um dos grandes diferenciais do rádio. Aqui podemos citar também o importante papel do locutor na publicidade, já que ele é visto como um fiel amigo de muitos ouvintes.
Pensando na importância dos anunciantes para as emissoras, nós desenvolvemos essa matéria com algumas dicas para atrair e captar mais. Manter audiência é essencial, mas ter parceiros de negócios é imprescindível. Aproveite a leitura!
1. Conheça as necessidades do seu anunciante
O rádio é como qualquer outra grande empresa. Assim como é de grande importância para ter uma pesquisa de mercado e conhecer o seu público-alvo, é essencial para uma emissora compreender e conhecer a real expectativa dos seus anunciantes.
Mas como? Já ouviu o ditado popular “conversando a gente se entende?”, é isso mesmo, um bom início de parceria se dá pela conversa, ter uma comunicação clara é fundamental, entenda as demandas do seu parceiro, conheça seus gostos, necessidades e interesses.
2. Marketing Digital
Estamos vivendo na era digital, o acesso à internet está mais acessível do que nunca! O marketing digital é essencial para atrair mais seguidores e, por consequência, a possibilidade de mais anunciantes.
Uma emissora mais conhecida, que tem maior audiência, é mais visada e tem mais chances de ser a escolhida. O trabalho de marketing digital pode ser uma maneira do anunciante avaliar se vale a pena investir na sua rádio. Invista em um site e na atualização frequente das redes sociais.
Elas são uma ótima forma de dar visibilidade e atrair anunciantes e, é claro, ouvintes. Ser uma emissora multiplataforma, já não é mais diferencial.
3. Relacionamento com agências
Em muitos momentos, as agências de publicidade desempenham um papel fundamental na escolha dos veículos de divulgação dos seus clientes. Desta forma, manter um bom relacionamento com as agências pode contribuir para que você consiga atrair mais anunciantes para a sua emissora.
É importante deixar claro que as agências podem contar com sua ajuda. Mantenha os profissionais das agências em um cadastro e constantemente envie informações, programas que podem ser patrocinados. Lembre-se, “Quem não é visto, não é lembrado”! Não espere que a agência procure sua emissora para comprar, pelo contrário! Ela deve lembrar em primeiro lugar da sua marca quando surgir a disponibilidade de investimento.
4. Utilize aplicativos
Se a sua emissora ainda não tem um app disponível, ela possivelmente está perdendo mercado para a concorrência! Atualmente, as empresas estão lucrando com o auxílio das ferramentas digitais e assim, aumentam sua clientela e expandem negócios.
A sua emissora deve seguir os passos de quem está à frente, afinal, smartphones, tablets e computadores, podem tornar-se grandes aliados na hora de aumentar seus lucros. Disponibilize um aplicativo, visibilidade é uma boa partida para o sucesso.
5. Invista em um pós-venda de qualidade
Para que um negócio tenha sucesso, o pós-venda é mais do que importante! É indispensável. De nada adianta ter um bom mídia kit e redes sociais como aliados, mostrar o que sua rádio tem de melhor, captar anunciantes, fechar o negócio e finalizar com o pagamento do um único contrato.
É preciso mostrar ao cliente a importância e o resultado gerado com o negócio. Faça com que ele seja mais que um cliente, seja um advogado da sua marca! Então, ligue ou chame para uma reunião e mostre o impacto dessa parceria para ambos.
6. Tenha um conteúdo de qualidade
Faça sempre uma análise de sua programação, alterações benéficas são sempre bem-vindas. Dessa forma, você poderá manter antigos clientes e conquistará novos. Não esqueça, um conteúdo de qualidade atrai uma boa audiência e por consequência excelentes anunciantes.
7. Mostre a sua performance
Uma ótima maneira de atrair mais anunciantes é mostrando informações! Então cadastre sua emissora na Audiency, uma plataforma de streaming de dados de emissoras de rádio do Brasil, Portugal e alguns países da América Latina.
A Audiency é uma verdadeira vitrine para sua emissora no meio musical. A empresa identifica execuções musicais, em real time, em mais de 7.448 mil emissoras de Rádio, ou seja, o artista, compositor, empresário musical, gravadora, divulgadores e tantos outros profissionais do meio, tem na tela do seu computador ou smartphone relatórios personalizados com o nome de cada emissora, a data, o horário e nome da música identificados pelo sistema. Imagine agora que, ao cadastrar sua emissora, você estará, literalmente, “nos olhos” de artistas de todos os portes e gêneros no Brasil e exterior.
Confira um dos relatórios que os clientes Audiency possuem acesso!
Em um mundo altamente tecnológico, onde dados precisos e em tempo real são diferenciais competitivos, estar presente em ferramentas inovadoras como a Audiency é um grande diferencial para sua emissora de rádio.
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O que fazer para que seus clientes continuem divulgando durante as programacoes de sua emissora? Qual a melhor maneira de permanecer com seus antigos anunciantes e conquistar nova clientela? Afinal em tempos de cortes, o investimento em anuncios fica mais seletivo e destaca-se aquele veiculo que apresentar a solucao mais rentavel para seus anunciantes.