Sua música é interessante para o ouvinte?

Ouvir música é uma prática do dia a dia do ser humano, está presente em nosso cotidiano de diversas formas, em vários momentos e em diferentes lugares. No trânsito, no trabalho, na academia, em casa… uma música sempre faz bem.

Apesar de existirem inúmeros formatos para se ouvir uma música, o rádio continua fazendo a diferença. Ele é um companheiro de longa data, que nos proporciona alegria, entretenimento e muita informação.

Aqui vai uma curiosidade, você sabia que o rádio foi um dos primeiros meios de comunicação de massa direta? Inclusive uma pesquisa recente aponta que a data da primeira transmissão ao vivo no Brasil foi no ano de 1919. Ainda hoje temos o rádio como o meio de comunicação mais ágil e acessível, ainda mais em tempos de constante evolução tecnológica.

Mas você já parou para pensar se a sua música é interessante para o ouvinte? Os motivos para se questionar sobre a programação musical da sua emissora podem ser muitos, mas aqui vamos citar o principal.

A última pesquisa divulgada pela Kantar Ibope mostra que após as medidas de isolamento social, 52% dos ouvintes disseram sintonizar em uma emissora para escutar música. E aqui vai mais um dado interessante. O amigo e já companheiro diário de mais de 77% da população está sendo ainda mais utilizado no isolamento por 20% dos ouvintes. E você, está ouvindo mais rádio?

50% dos ouvintes também disseram que se distrair e entreter é um dos motivos para sintonizar no rádio. Aí está o grande papel do locutor, pois é ele que interage com o público atraindo a audiência.

Diz aí, você tem um ranking dentro da sua emissora com as músicas mais pedidas e tocadas? Sabe qual o programa de maior audiência? Consegue mensurar o seu alcance nas redes sociais? Bom mesmo é conhecer sua audiência. Ter acesso a ferramentas que sejam um verdadeiro observatório e possam oferecer insigths para tomada de decisões ainda mais assertivas. Audiência importa, e muito!

O rádio e a internet

Um fator que influencia e facilita a comunicação é o avanço tecnológico, tendo em vista que com a internet, a música circula de forma rápida e digamos que até personalizada. Muitas rádios estão se reinventando e utilizando a internet como uma ferramenta de aproximação com o ouvinte. Além de disponibilizar a rádio online e playlist, algumas rádios já utilizam transmissões ao vivo, o locutor deixou de ser apenas uma voz e “ganhou” um rosto, é possível você conhecer o dono da voz que escuta diariamente e acompanhar o seu programa favorito e pedir a música em diversas plataformas.

Muitas rádios já utilizam aplicativos, permitindo que o ouvinte possa ficar sintonizado na sua programação, independente da cidade, estado e até país. Isso é que é estar bem acompanhado! Devemos ser gratos pela era digital, mas também pela facilidade da propagação das ondas sonoras nos locais onde a internet ainda não chega. Em muitas regiões, a música chega apenas pelas ondas do rádio e, nestes locais, é ainda mais importante conhecer e entender a sua audiência. 

Interação com o ouvinte

Em meio a uma variedade de gêneros musicais e uma distribuição digital de conteúdo, aí está mais uma questão importante para pensar se a sua música é interessante para o ouvinte.

É difícil agradar a todos os ouvintes, o gosto pessoal de cada um é um fator crucial que não pode ser alterado. Por isso, é tão importante ter atenção no momento de desenvolver as músicas em uma setlist. Lembre-se: o ouvinte tem 100% do controle nas mãos e o poder de sintonizar em uma ou outra emissora.

O interessante é definir uma sequência musical baseada em dados. Lembrando de alternar entre artistas e músicas mais pedidos pelos ouvintes, buscando diversificar e compreender o que atrai mais atenção da sua audiência. Quanto mais dados você tiver ao seu alcance, mais estratégicas serão suas ações e maior será sua audiência.

Você que é radialista, peça indicação ao seu ouvinte, dê recados ao vivo, disponibilize um número de WhatsApp, essa interação com a audiência é essencial para criar um vínculo e vai ajudar você no momento em que for criar uma setlist.

Conheça seu público e aumente sua audiência

Você faz análise de audiência? Se ainda não faz, sugiro começar a prestar atenção em dados que podem contribuir muito para o seu sucesso e, dessa forma, ampliar o número de ouvintes.

Sabemos da importância do rádio na vida das pessoas, artistas, compositores e estamos juntos na busca pela audiência. #oradiofazadiferenca

Continue nos acompanhando, pois vamos dar muitas dicas e ferramentas para te auxiliar no seu desenvolvimento e alcançar seus objetivos, seja você músico, compositor ou radialista.

Assine nossa News e receba informações sobre soluções para conquistar sua audiência.

Se quiser saber mais sobre como podemos contribuir com sua emissora, siga nossas redes sociais e faça contato pelo Whatsapp Facebook | Instagram | Youtube | Linkedin